Troca de Ideias

Duvidas

Duvidas

by João Mendes -
Number of replies: 2

Boa tarde stora, e bom fim de semana! : D

Gostaria de lhe colocar umas duvidazitas... já agora, ainda não teve oportunidade de colocar no moodle o último powerpoint de todos, juntamente com os testes? : S É que eu ja fiz tudo dos livros da escola, e o da Preparação de Exames tá uma miséria!... XD

Pois então cá vai:

-O que acontece ao perfil longitudinal e transversal de um rio quando, por exemplo, se dá a construção de uma barragem, com alteração da dinâmica fluvial? (o que é que acontece ao perfil do rio a montante e a jusante);

-Qual a diferença entre plataforma de abrasão e praia, já que ambas contribuem para a protecção da arriba por parte dos agentes abrassivos e resultam maioritáriamente de processos erosivos que actuam sobre esta?;

-Qual a definição e distinção completa de rochas e minerais? ( que as ideias do livro tão um bocadinho baralhadas... e as minhas);

-Quais são os tipos de clivagens? (aquilo do romboédrica, basal perfeita e imperfeita... - já agora, é preciso sabê-los?);

-Existem nomes especificos para os tipos de fractura que um mineral apresenta?;

- Qual o processo de dissolução, e consequente formação de grutas cálcárias e as equações químicas (desculpe lá stora, eu sei que explicou isto na aula de dúvidas, mas eu esqueci-me de passar... >.<);

-Na formação de rochas sedimentares, a potência do agente ersivo aumenta das quimiogénicas para os conglomerados, passando por todas as outras com aumento da dimensão dos sedimentos, não é? (o tamanho dos sedimentos que constituem as rochas sedimentares depende da força do agente erosivo - p/ex, quando este tem muita força, as rochas equivalem a conclomerados, e quando a sua força é quase nula, a rochas quimiogénicas);

-Porque é que a granulometria não tem grande valor geológico, se é ela que nos permite distinguir diferentes tipos de rochas sedimentares detríticas, consolidadas e não consolidadas?;

-As armadilhas petrolíferas correspondem a todas as rochas envolvidas na formação de petróleo, ou só ás rochas de cobertura e armazem?;

-As amonites e trilobites só podem ser consideradas fósseis de idade em relação à Era em que viveram, não sendo portanto bons fósseis de idade na identificação de estratos. O conceito de fóssil de idade é relativo consoante a escala de tempo que queremos estudar?;

-O que é que é preciso saber sobre a parte do magmatismo?.

Se entretanto tiver mais dúvidas, eu digo-lhe alguma coisa! Obrigado! : P

Um abraço, e bom fim de semana!!!! ;D

In reply to João Mendes

Re: Duvidas

by Inês Alexandre Vaz -

Olá João, seguem as respostas:

-O que acontece ao perfil longitudinal e transversal de um rio quando, por exemplo, se dá a construção de uma barragem, com alteração da dinâmica fluvial? (o que é que acontece ao perfil do rio a montante e a jusante);Penso que a montante as alterações mais significativas são ao nível da albufeira que leva a uma maior sedimentação. A jusante dá-se uma redução significativa do transporte e da capacidade de desgaste por parte do rio.

-Qual a diferença entre plataforma de abrasão e praia, já que ambas contribuem para a protecção da arriba por parte dos agentes abrassivos e resultam maioritáriamente de processos erosivos que actuam sobre esta?; Plataforma é uma barreira rochosa que sofre a abrasão marinha e a praia é uma acumulação das areias transportadas pelo mar  e pelo vento.

-Qual a definição e distinção completa de rochas e minerais? ( que as ideias do livro tão um bocadinho baralhadas... e as minhas); Rocha é um conjunto de minerais e mineral é uma substância cristalina, natural, inorgânica, com uma composição química definida entre certos limites.

-Quais são os tipos de clivagens? (aquilo do romboédrica, basal perfeita e imperfeita... - já agora, é preciso sabê-los?);Sim, esses são os tipos de clivagem. Claro que não é necessário sabê-los.

-Existem nomes especificos para os tipos de fractura que um mineral apresenta?; Existem, mas também não é necessário sabê-los.

- Qual o processo de dissolução, e consequente formação de grutas cálcárias e as equações químicas (desculpe lá stora, eu sei que explicou isto na aula de dúvidas, mas eu esqueci-me de passar... >.<); A calcite (carbonato de cálcio: CaCO3) é um mineral facilmente atacado pelos ácidos, dissolvendo-se, nos calcários, quando em contacto com as águas ácidas que neles circulam pelas diaclases, ocorre uma reacção química característica, conhecida por carbonatação, da qual resulta bicarbonato de cálcio dissolvido na água. A lenta mas contínua circulação das águas pelas diaclases leva à dissolução do calcário.

CaCO3   +  H2CO3    seta.GIF (172 bytes)   Ca2+  +   2HCO3

A calcite, que quimicamente é carbonato de cálcio (CaCO

3), é um mineral que se pode formar a partir de sedimentos químicos, nomeadamente iões de cálcio (Ca2+) e bicarbonato(HCO3-), através da expressão:Ca2+ + 2HCO3- CaCO3 + H2O + CO2.

-Na formação de rochas sedimentares, a potência do agente ersivo aumenta das quimiogénicas para os conglomerados, passando por todas as outras com aumento da dimensão dos sedimentos, não é? (o tamanho dos sedimentos que constituem as rochas sedimentares depende da força do agente erosivo - p/ex, quando este tem muita força, as rochas equivalem a conclomerados, e quando a sua força é quase nula, a rochas quimiogénicas); Sim, está relacionado com o dinamismo do meio, com a disponibilidade de elementos químicos ou  materiais, etc.

-Porque é que a granulometria não tem grande valor geológico, se é ela que nos permite distinguir diferentes tipos de rochas sedimentares detríticas, consolidadas e não consolidadas?; Não entendo onde queres chegar com esta questão. 

-As armadilhas petrolíferas correspondem a todas as rochas envolvidas na formação de petróleo, ou só ás rochas de cobertura e armazem?; Todas as que estão relacionadas com a presença do petróleo naquele local.

-As amonites e trilobites só podem ser consideradas fósseis de idade em relação à Era em que viveram, não sendo portanto bons fósseis de idade na identificação de estratos. O conceito de fóssil de idade é relativo consoante a escala de tempo que queremos estudar?; Penso que se pode dizer dessa forma, apesar de a diversidade de espécies de trilobites ou amonites nos dar mais informação do que a que citaste.

-O que é que é preciso saber sobre a parte do magmatismo?. Nada. Virá no próximo teste.

Até amanhã João!