GARE
Pim Pam Pum e... as Artes STEAM!
Designação da atividade | Pim Pam Pum e... as Artes STEAM! |
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Escola | Escola Básica Guilherme Stephens Esc Básica Casal Malta |
Tipologia | Sessão de Informação |
Data de início | 1-09-2024 |
Data de término | 1-08-2025 |
Departamentos | Coordenador 1º ciclo |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 110 - Departamento 1º Ciclo |
Dinamizadores | Patrícia Pinho e Sílvia Silva |
Público-Alvo | CM3 / GS3 / Enc. Educação / Comunidade / Comunidade Escolar / Alunos NEEP / Professores de Ed Especial |
Breve Descrição | Este Projeto desenvolve-se entre as turmas CM3 e GS3, adotando uma metodologia ativa, dinâmica e flexível, assente na articulação curricular através da exploração das artes e das STEAM, na aprendizagem consigo e com o outro, no desenvolvimento de estratégias e metodologias que partem das potencialidades dos alunos e se desenrolam na descoberta de valores internos e novas capacidades e competências, a partir da partilha e crescimento de todos. Conta com diversas parcerias locais, nomeadamente: Museus e entidades culturais, empresas locais, CMMG, JFMG, artistas e artesãos locais, pais e EE, outros elementos da comunidade, entre outras. |
Articulação com o Projeto Educativo | Eixo 1 - Ensino e Aprendizagens (selecionar apenas 1 dos eixos) C4 – Pensamento Critico e Pensamento Criativo C8 – Sensibilidade Estética e Artística C9 – Saber Científico, Técnico e Tecnológico CD3 - Cidadania e desenvolvimento Grupo 3 |
Objetivos | - Potenciar a aprendizagem através das artes e das STEAM; - Estimular as diferentes vertentes artísticas, científicas e tecnológicas, tendo em conta o desenvolvimento global de cada aluno; - Promover a articulação com a comunidade, valorizando os artistas, monumentos, empresas e entidades locais; - Criar ambientes e estratégias educativas que permitam o desenvolvimento de projetos (individuais ou de grupo) pela exploração da criatividade e do (re)conhecimento das capacidades artísticas, científicas e tecnológicas; - Proporcionar a descoberta/ consciência de aptidões e desenvolvimento de competências nos alunos que contribuam para o conhecimento, comunicação, proatividade, pensamento crítico/ criativo e comprometimento, em si; - Relacionar-se consigo e com os outros através das STEAM. |