Troca de Ideias

ciclo celular

ciclo celular

por Nádia Oliveira -
Número de respostas: 1

Olá stora! tenho a declarar-lhe que estou com uma dificuldade tremenda em perceber o ciclo celular! mas antes de desistir de todo tenho de tentar uma ultima vez tirar a minha dúvida!

Agora surgem duas hipoteses: ou o livro tem uma contradição, ou eu não percebi absolutamente nada da matéria leccionada até agora!

No livro na página 36, no parágrafo 7 diz: "No período S... os cromossomas são agora contiuidos por dois cromatideos unidos pelo centrómero".

Depois no quadro da pág. 37, na profase diz:"...que se deve ao facto de ocorrer uma condensação da cromatina... . Começam agora a visualizar-se os dois cromatídeos-irmãos...unidos por uma região de cromatina muito condensada - o centrómero!

Agora a minha duvida concreta é se na fase S nós em vez de cromossomas não deveriamos ter cromatina!            

Em resposta a 'Nádia Oliveira'

Re: ciclo celular

por Inês Alexandre Vaz -

Não existe nenhuma contradição!!! O que quer dizer é que se na fase S fossem formados cromossomas pela condensação de cromatina eles teriam no final dois cromatídeos cada um. Mas durante a interfase não ocorre a condensação da cromatina para formar cromossomas. Penso que a referência do livro serve para os alunos compreenderem que na fase S se duplica o DNA e portanto existem dois exemplares de cada molécula de DNA, o que se traduz em dois cromatídeos nos cromossomas.

Espero que compreendas! Se não diz qualquer coisa!